05/05/2016 - 08:51 - Atualizado em 05/05/2016 - 08:51

Câmara apresenta inúmeras cobranças à Prefeitura de Paranaíba

O trabalho de legislativo municipal foi movimentado durante a 13ª sessão ordinária da Câmara, realizada na última segunda-feira (02). Muitas indicações relativas a inúmeros setores foram encaminhadas pelos parlamentares ao Executivo.

A vereadora Maria da Graça Saraceni (PDT), solicitou a contratação de profissionais para o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), pois segundo ela o local carece de atenção por parte do executivo. Graça ainda fez uma indicação sugerindo o término da reforma do Posto de Saúde Central, Gilca Robalinho de Queiroz.

O vereador Marcos Antônio Pereira Magalhães (Marcão – PSDB), sugeriu a reforma de uma das pontes do Geraldo Leal. Marcão lembrou em sua indicação que são três pontes juntas na localidade. O parlamentar sugeriu à Agesul a retirada de duas moitas de bambu nas proximidades de onde ocorreu o acidente na MS-497, a pedido de moradores da região.

Ainda em relação ao local, Marcão pediu ao Secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, com cópias ao comando geral e ao batalhão local da Polícia Militar, a disponibilização de policiamento ostensivo na mesma rodovia, porém nos fins de semana e feriados, a fim de aumentar a fiscalização sobre motoristas que eventualmente estejam embriagados.

O vereador Heliomar Cangussu (Baixinho - PMDB) solicitou ao deputado federal Carlos Marun (PMDB) a intercessão junto ao Ministério da Saúde para a aquisição de uma van para atender a Saúde em Paranaíba. O vereador ainda fez a mesma indicação, porém endereçada à senadora Simone Tebet, também de seu partido.

Baixinho endereçou também à Senadora uma indicação solicitando que a parlamentar interceda junto ao Ministério da Saúde para que sejam disponibilizados recursos financeiros no valor de R$ 500 mil para a Secretaria de Saúde de Paranaíba, a fim de que ela custeie a manutenção em geral, compra de materiais hospitalares e de consumo, além da aquisição de equipamentos permanentes. A mesma indicação fora enviada tampouco para o senador Waldemir Moka e o deputado federal Carlos Marun.

Ao deputado federal Dagoberto Nogueira, Baixinho solicitou a viabilização, junto ao Ministérios dos Transportes e da Justiça, de recursos financeiros para a aquisição de um caminhão pipa e de um carro de apoio para o corpo de bombeiros do município. Por fim, o vereador enviou à deputada federal Tereza Cristina (PSB), indicação solicitando recursos para a aquisição de quatro veículos para a Polícia Civil e seis veículos e uma moto para a Polícia Militar.

A vereador Jane Paula da Silva Colombo (PDT) solicitou ao secretário de Obras, Neusvar Chaves de Oliveira, a limpeza do lixão ao lado do pesque e pague Sol Nascente. Conforme a vereadora, o local está em péssimas condições de preservação ambiental e de higiene com necessidade premente de limpeza. A vereadora solicitou também reparos na iluminação do poste da rua Perimetral Antonio Mainardi Ovídio.

Preocupado com o trânsito no cruzamento da avenida Durval Rodrigues Lopes, com a Francisco de Freitas Silveira (popular descida da Dona Nena), o vereador José Souto Silva (Zé Carioca) sugeriu a instalação de um conjunto de semáforos no local, com vistas a melhorar o tráfego, dando maior segurança.

O vereador Paulo Henrique Cançado Soares (PDT) fez duas indicações à pasta de Obras do município. A primeira, solicitando iluminação na rua João Dantas Figueira, na esquina com a Eliza Tanaan, e a segunda pedindo a recuperação da rua Carlos Ferraz, no centro. O presidente Maycol Queiroz apresentou 11 indicações. A maioria relativa a infraestrutura.

Maycol sugeriu a construção de uma ponte de concreto sobre o córrego fundo, que liga Paranaíba ao Distrito do Alto Santana. Sugeriu a reposição de lâmpadas queimadas nos postes localizados na rua João Batista da Silva, no Jardim América; a limpeza de terrenos da clínica da mulher, limpeza dos terrenos ao lado da creche municipal Caio Beviláqua; recapeamento da rua Antonio Ferreira Garcia e o afastamento da estrada que liga à Ponte do Guilhermão, a MS-483.

Por fim, Maycol solicitou ainda a limpeza dos terrenos às margens do córrego Fazendinha; a construção de uma escola de ensino fundamental na Zona Rural, para atender alunos da região dos Coqueiros; a aquisição de um respirador pulmonar, para atender a UTI móvel de Paranaíba; e o recapeamento da rua Marechal Rondon.